Uma franquia Boticário

DESAFIO

Uma franquia do sistema Boticário com 36 anos de atividade, apresentava no final do segundo semestre de 2016 resultados negativos acumulados de EBITDA (-0,72%), estoques defasados que acarretavam rupturas nos canais de venda (36,4% em loja e VD) e uma estrutura organizacional que refletia o desalinhamento de papéis entre sucedidos e sucessores na empresa.

Atuantes em conjunto, tais fatores levaram o Grupo a uma situação próxima a insolvência e instigaram na Franqueadora a recompra do negócio.

Com o propósito de reverter tal cenário e manter o negócio na família, a franquia contratou o projeto de recuperação (Turnaround) da Lasses no segundo semestre de 2016 e vem mantendo a parceria desde então.

RESULTADO

A atuação da Lasses em múltiplas frentes permitiu ao cliente a retomada do desempenho do negócio, evidenciada em fatores como:

  • Resultado EBITDA revertido para 1,8% no primeiro semestre de 2017.
  • Estoque recomposto no final de 2016 para o patamar 4X superior ao de julho/16.
  • Índice de ruptura de estoque em 13,3% no final do primeiro semestre de 2017.
  • Recomposição da equipe de VD e redefinição de atribuições e responsabilidades de cada área.

VALOR AGREGADO

Ao longo do processo de recuperação a Lasses aplicou uma série de metodologias que propiciaram a retomada de resultados do Grupo, dentre elas:

  • Gestão financeira do negócio, com utilização de DRE e FC.
  • Gestão de estoque alinhada ao planejamento de compras anuais, restritores financeiros e gestão de curva ABC.
  • Mentoria para sucedidos e sucessores.
  • Revisão de processos e estrutura organizacional.
  • Desdobramento de metas, capilarizando os indicadores até o nível operacional, alicerçados com planos de ação e sistemática de controle dos resultados.